25 de março de 2009

O que é ideologia?
Marilena Chauí.


  Ao questionar o significado de ideologia, a idéia de senso comum a define como um conjunto sistemático e encadeado de idéias. Por ser senso comum é um conceito facilmente atacado e este é o trabalho de Marilena Chauí, destruir este falso conceito que temos sobre ideologia.

  Para isto ela exemplifica partindo de pensamentos medievais como a teoria da casualidade. Uma característica da ideologia citada pela autora, é tomar as idéias como independentes da realidade teórica e histórica, fazendo as idéias explicarem a realidade, quando na verdade a realidade é que explica as idéias; tomando esta afirmação como verdade, um ideólogo é quem inverte as relações entre o plano das idéias e o real. Portanto a autora nos leva a crer que as relações sociais podem ser vistas como um processo histórico; um modo como os homens criaram meios e formas reais para sua própria existência social, não enxergando a verdadeira forma com que suas relações sociais foram produzidas. Ao fato de ocultar a realidade, atribuímos o nome de ideologia.

  É mostrada uma idéia de ideologia a partir do pensamento de Augusto  Comte, positivista que acreditava na ideologia como sendo uma organização sistemática de todo conhecimento cientifico. Cita também a concepção de Karl Marx, defendendo a idéia de que a contradição não é a do espírito, mas sim entre os próprios homens entrado em contradições históricas e sociais, chegando a definição de luta de classes. Por fim, a mesma análise é feita com base na sociologia de Durkheim, definindo a idéia de burguesia como classe social, que através de intelectos produz  as idéias que confirmam a alienação.

   Fazendo um apanhado geral, a ideologia na verdade acaba sendo um instrumento de dominação, uma maneira de luta de classe, um meio utilizado pelos dominantes para dominar sem que os dominados percebam, fazendo que os dominados creiam que sua condição é determinada por fatores desconhecidos, os dominantes conseguem implantar idéias que pareçam realmente verdadeiras para que os homens creiam que isso não depende de ninguém, e que a realidade não é feita por ninguém.

  Marilena Chauí quebra o senso comum e nos possibilita enxergar sob o ponto de vista de filósofos a ideologia como algo muito mais complexo que um simples agrupamento de idéias, retomando todos os conceitos no final do livro,  o que possibilita a leitura, ainda que difícil até mesmo de pessoas totalmente leigas no assunto. Inevitavelmente fechamos o livro com a necessidade de questionar se a ideologia que seguimos é mesmo um conceito, valor, ou se seguimos mais um ocultamento da realidade.

  Marilena de Sousa Chauí, nascida em São Paulo, 4 de setembro de 1941. Filha do jornalista Nicolau Chauí e da professora Laura de Souza Chauí.   Formada como filósofa pela Universidade de São Paulo, hoje é escritora e associada a política pelo PT(partido dos trabalhadores).

 

 

 

 

 


Nenhum comentário: